Semana das crianças: “Anne with an e”

Bom dia queridas, aproveitando o clima da semana das crianças eu queria deixar a indicação dessa série belíssima e inspiradora que está passando na netflix. Muita gente já deve ter ouvida falar de Anne of Green Gables , livro publicado em 1908 e que virou filme em 1985. A série da netflix é uma adaptação do livro e conta a história de Anne, uma garota orfã inteligente, extrovertida, tagarela e que ama ler. Apesar de ter sofrido diversos traumas na infância, tanto no orfanato como nas diversas casas em que era “adotada”, porque na verdade as pessoas a pegavam para ser doméstica, babá, para não dizer escrava infantil mesmo, Anne manteve seu brilho nos olhos e seu encanto pela beleza das coisas mais simples. A série conquista por em meio a uma história leve tratar de temas como igualdade de gênero, bullying, relação homo afetiva entre mulheres, aceitação no ambiente escolar, e em temas de menos impacto mas que, na época em que se passa a produção, eram tabus, como menstruação e adoção.

Vou deixar aqui 7 motivos porque você DEVE assistir essa série maravilhosa! ❤ ❤ ❤ 

1: Anne é simplesmente encantadora, você vai querer levar ela para casa, para sua vida, ser sua melhor amiga. Foi exatamente o que aconteceu com os irmãos Cuthbert que na verdade queriam adotar um menino para ajudar com as tarefas da fazenda, mas caíram de amor pela garota esperta e cheia de energia. Anne tem uma grande capacidade de se expressar de uma forma encantadora, que nos faz ver a vida com outros olhos. Abaixo algumas das inúmeras frases e sacadas que essa garotinha fala.

gif lindo anne

“Grandes palavras são necessárias para expressar grandes ideias.”

“Minha vida é um perfeito cemitério de esperanças enterradas.”

“Sonhos não costumam se realizar. Mas agora me sinto quase perfeitamente feliz.”

“Serei heroína da minha própria história.”

“Eu escolho a mim mesma e assim jamais ficarei decepcionada”

“Eu sou bem mais forte do que pareço.”

2: A fotografia é a coisa mais maravilhosa que você vai ver. A abertura também é algo que todo mundo já elogiou mas não posso deixar de dizer o mesmo. Eu nunca pulo! hahaha. Enfim, a série é de encher os olhos e o coração com coisas belas, perfeito para ver com a família, ou em um domingo atarde. Hoje só vemos coisas tristes e pesadas passando na TV. Anne te faz ver o mundo com outros olhos, acredite!

Anny belissima
É muito lindo!! Como a Anne diz: “Estrada branca do Deleite”
anne abertura
Trechinho da abertura! *.* ❤

3: Quebra de preconceitos com adoção e ideal de “família”. Acredito que hoje em dia, talvez não haja tanto o tabu da adoção como na época. Apesar de me lembrar que na minha infância eu ouvi coisas do tipo: “Ela é muito corajosa de adotar, se seu filho der trabalho você vai ficar triste mas pelo menos saiu de você. Agora se for um filho adotado você vai pensar: Para quê eu fui adotar?”. Sim, pior que isso realmente acontecia muito. E muitas famílias inclusive devolviam as crianças apos a adoção o que causava um grande trauma de “rejeição”, por isso hoje, é bem burocrático adotar uma criança. Na época da série eles adotavam inclusive para que as crianças servissem de empregados, escravidão infantil mesmo. E nem era camuflado. O sistema de adoção sabia disso. Muito triste. É incrível ver a felicidade da Anne ao saber que vai ser adotada como filha, a primeira vez que Matt chama ela de “minha filha”. é lindo demais gente, tô chorando só de lembrar. Além disso, tem a constituição de uma família não tradicional, formada por dois irmãos solteiros e idosos que não se casaram (Matthew e Marilla), e sua filha adotiva Anne. E por um acaso deixa de ser uma família? Claro que não! Família é onde existe amor, cuidado, preocupação, um lar.

os curthebert
Família Cuthbert! ❤

4: A questão da identidade de gênero é aborda por meio de um grupo de mães progressistas que se reúnem para beber chá, trocar livros e discutir sobre a educação e futuro das suas filhas que elas julgam ser tão importantes quanto dos homens. É legal que elas dizem que suas filhas terão um futuro melhor que o delas, que tudo está mudando. Dentro desse contexto acontece algo maravilhoso e que ainda ocorre hoje em dia: A dificuldade do movimento feministas as vezes abraçar toda a variedade de mulheres e suas vivências. Uma das mães progressistas expulsa Marilla das reuniões porque Anne fez comentários sobre sua filha está brincando com o “rato” do professor. E quando Marilla cai em si que não havia nada de errado com Anne mas com a vivência traumática que ela sofreu nas casas em que viveu, e as coisas que ela precisou ver e ouvir, ela vai lá e joga isso na cara da mãe: “É uma pena que as mães progressistas não consigam se sensibilizar pela triste história dessa garotinha e se sentir feliz por enfim ela ter encontrado um lar seguro e saudável para viver.” – VAAAAI PLANETA! PARA DE OLHAR PRO PRÓPRIO UMBIGO MANA, SE PÕE NO LUGAR DA OUTRA. VAMOS OUVIR MAIS, JULGAR MENOS E ABRAÇAR MAIS. OBRIGADA, MARILLA! 

5: A passagem para a vida adulta, crescimento. Hoje a menstruação já não é tanto tabu assim, apesar de ter certeza que todas vocês nascidas nos anos 80, ouviram coisas como não fale que está menstruada, menstruação é suja, sentir vergonha do sangue da menstruação, medo de ir para a escola e alguém descobrir, não entender muito bem o que é: “agora você é uma mulher”. Anne menstrua e se senta em uma roda com as amigas da escola, todas dizem que ela precisa falar baixo, sentir vergonha, que os meninos não podem saber que elas já menstruaram. Quando ela na sua inocência diz não entender porque deveria sentir vergonha se a Marilla disse que é algo divino e que agora ela pode gerar uma vida. As meninas penas dizem: “Você nunca entende nada, é assim e pronto, não podemos falar sobre isso.” Hoje, obviamente sabemos que o tabu da menstruação está intimamente ligado a “castração feminina” pois é o marco do ínicio da maturidade sexual, agora ela ovula, o corpo muda, a libido aumenta, os hormônios estão a flor da pele e as garotinhas vão sentir ainda mais vontade de transar e conhecer seu corpo como qualquer garotinho.

nos teremos peitos
Porque nós teremos peitos! hahaha
a primeira tpm
Anne e sua primeira menstruação.

6: O crush da Anne é um fofo e com certeza vai te fazer lembrar dos tempos da escola e como o amor surgia de uma forma meio boba, infantil, doce e natural. Um pouco de implicância, “desinteresse” e muita rivalidade.  Hahaha

gilberth
Gilbert Blythe: Crush da Anne, mesmo que ela jure que não! rs

7: A amizade entre Anne e Daiana é muito linda e cheia de sororidade, parceria, compreensão, companheirismo e amor. Tem um momento que a Anne também elogia a amizade da Marilla com sua vizinha. Como eu disse a série é bem feminina e o núcleo principal é todo de mulheres mesmo. As relações entre elas são inspiradoras.

anne e amiga
Anne e Daiana

A única coisa que posso dizer é: Corram para a netflix com o coração aberto para apreciar essa série que é mesmo muito linda. Pode levar as crianças que vai ser uma ótima experiência, ou ver com os pais, amigas, enfim. É uma série para todo mundo mesmo. Vai te causar reflexões, risadas, choros e você vai perceber que muita coisa ainda, se não é igual é parecida aquela época (ou pelo menos vai se identificar com a sua infância/adolescência) e perceber que estamos evoluindo mesmo muito devagar.

Bônus 8: O filme aborda de uma maneira bem interessante como as crianças/ adolescentes podem ser maldosos com quem é diferente. As “brincadeiras”, apelidos, provocações e até exclusão. Outra coisa bem legal abordada é como a escola tradicional não está preparada para lidar com crianças que sofreram traumas, que são “diferentes” pelas suas vivências, seu núcleo familiar, etc. Anne inicialmente tem muitos problemas na escola, o que é uma grande surpresa já que todos em sua casa a julgam muito inteligente. O garoto que trabalha na fazenda chega a dizer: “Anne vai se dar super bem na escola, ela é muito inteligente.” Bom, anos depois psicólogos já provaram que nem sempre se dar mal na escola é sinônimo de ser menos capaz intelectualmente e que o conceito de inteligência vai muito além daquele que conhecíamos.  EVOLUI SISTEMA DE EDUCAÇÃO, VAI PLANETA!

Beijo queridas!

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s