Dicas para ler mais e melhor

Há algum tempo tenho sentido grande dificuldade em manter um hábito que sempre gostei muito: a leitura. Tenho vários livros inacabados, sempre vou na livraria e levo algum para casa, sempre pesquiso algum livro que deveria ler, sempre começo um livro. Mas e concluir? Dificilmente concluo a leitura. Separo vários textos em páginas na internet, várias abas abertas até que dias depois e vários assuntos distintos acumulados eu acabo guardando todos no “favoritos” para ler um dia.

Muitos aspectos influenciam essa dificuldade que muitas pessoas hoje sentem de ler. Os estímulos visuais causados pelo Smartphone, a facilidade de acesso a outras formas de entretenimento, a correria do dia a dia que faz parecer que o dia tem cada vez menos horas para a quantidade de coisas que precisamos concluir, a ansiedade que é tida como o mal do século, nos afastam  cada dia mais de um hábito extremamente saudável e enriquecedor.

livros

1- SEJA AUTÊNTICO

É muito comum as pessoas quererem estar “por dentro” do que está em alta. -Você assistiu a nova série que todo mundo viu? – Você foi naquele restaurante que todo mundo foi? – Você ouviu aquela nova banda que está todo mundo ouvindo?
Bom, você não é mais um adolescente e realmente não precisa fazer o que TODO mundo faz. Se você não tem o hábito de ler e pegar um livro sobre um assunto que não te interessa só porque está no topo das listas de mais vendidos você corre um sério risco de abandonar essa leitura. Procure algo que você se interessa. Seja você, seja original.

“Se você só lê o mesmo que todo mundo lê, acaba pensando o mesmo que todo mundo pensa.”- Haruki Murakami

2- PESQUISE

Depois de escolher algo que goste, que realmente te interessa e chamou sua atenção, pesquise um pouco sobre o livro, leia a sinopse, leia um pouco sobre o estilo do autor, sobre a ambientação do livro para estimular sua imaginação. Se você vai ler um livro que se passa na frança no século XIX, leia um pouco sobre como era a frança nessa época, olhe algumas imagens, se abra para aquele universo.

livros2

3- ESCOLHA UM HORÁRIO

Um erro que eu estava cometendo era levar o livro comigo para todo lugar. Muitas listas de leitura falam para fazer isso mas pelo menos comigo não deu certo. Eu colocava na mochila, levava para todo o canto para ler nos intervalos, no caminho, etc. Porém eu nunca lia e ainda chegava em casa com a sensação de dever cumprido e por isso não reservava um tempo para realmente ler. Na correria do dia a dia mil coisas aconteciam e a mente sempre muito acelerada não encontrava a tranquilidade que a leitura necessita. Por isso, hoje eu reservo uma horário para realizar a leitura e coloco até despertador, até que o hábito se torne algo natural.

4- RESERVE UM LOCAL

Como falado em cima, o hábito da leitura, principalmente para quem tem dificuldade requer um ambiente calmo, tranquilo, a mente precisa se desligar dos inúmeros estímulos, por isso é interessante escolher um ambiente que facilite esse momento de entrega, de desligamento com o mundo exterior. O ideal é que seja um local aconchegante, silencioso e com boa iluminação.

livro4

5- CRIE METAS

Como qualquer hábito o da leitura não é diferente. Você precisa praticar. E uma forma incentivar a prática é estabelecer metas diárias. Ler todos os dias 10 páginas, ou ler por 15 minutos, a medida que o hábito for se tornando uma rotina você vai aumentando a meta. Só tome cuidado, porque ler pode ser viciante e daqui a pouco sua meta pode se tornar “só sair de casa quando o livro acabar.” hahahaha

6- CONCLUA A TAREFA

Tente não começar outro livro antes de terminar o que está lendo. Se esforce, mesmo que tenha perdido  o interesse pela leitura, mesmo que tenha encontrado outro que te agrade mais, se esforce pelo menos no início a concluir o que começou antes de começar um novo livro. Quando você abandona qualquer coisa pela metade você dificulta a criação do hábito porque você interrompe o processo e terá que refazer tudo de novo, começar do zero. Não adianta, todo hábito, qualquer um, requer esforço, disciplina, foco e dedicação em todas as etapas, até a conclusão.

livros1

Ps: É por isso que é importante escolher leituras prazerosas como falado no início do post. A chance de você abandonar o livro é muito menor. Claro que se a leitura está insuportável, você não deve se estressar em terminar. Mas observe se a dificuldade é mesmo porque o livro é ruim ou porque você ainda não desenvolveu o hábito.

 

7- CRIE LISTAS

Tente criar listas de livros que deseja ler esse ano e de livros que já leu, e vai atualizando essas listas sempre que possível. Você pode se sentir bastante estimulado ao ver a sua evolução com a lista de desejos diminuindo e a de já lidos aumentando.

8- ESCREVA

Ler e escrever é tipo arroz e feijão, queijo com goiabada, Claudinho e Bochecha. Combinam muito bem juntinhos. Com certeza escrever pode te ajudar no hábito da leitura, você pode escrever sobre coisas que leu, ou pesquisar assuntos para escrever. Essa inclusive foi uma das intenções quando eu criei o blog mas abandonei e estou resgatando. Vamos?! 🙂

Beijos e boa leitura.

 

 

Sites que serviram de base:
https://pt.wikihow.com/Desenvolver-seu-H%C3%A1bito-pela-Leitura
http://noticias.universia.com.br/vida-universitaria/noticia/2012/08/15/958952/10-maneiras-simples-concluir-as-suas-leituras.html
https://blog.livrariaflorence.com.br/como-criar-o-habito-da-leitura/
http://www.editoracontexto.com.br/blog/gifs-imperdiveis-para-amantes-dos-livros/


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s