Grace e Frankie – Também existe vida na 3ª idade

É até difícil escolher o que falar sobre essa série tão incrível que eu não sei porque demorei tanto tempo para assistir. Grace e Frankie são duas mulheres na 3ª idade que não se suportavam e não tinham absolutamente nada em comum a não ser os seus esposos que são sócios em um escritório de advocacia.

1- Núcleo de idosos

Primeiramente a série já se destaca por ter como núcleo principal 4 idosos, mais especificamente duas mulheres idosas e um casal de idosos GAY. Quantas séries você vê com esse perfil por aí? Quantas desconstruções esse quadro propõe? Muitas. Veja:

GF

2- Sexualidade e amor na terceira idade

Sol e Robert decidiram no auge dos seus 70 anos acabar com seus respectivos casamentos de 40 anos para viverem plenamente o romance que mantinham em segredo há 20 anos. Aquela sensação de logo eu vou morrer e pelo menos nos últimos anos da minha vida quero ser quem eu realmente sou e com quem eu amo verdadeiramente, mesmo que isso vá causar alguns desconfortos. Que coragem hein?!

Tanto Grace como Frankie após a separação engatam relacionamentos. Grace então nas 4 temporadas se envolve sexualmente com TRÊS homens e ainda beija loucamente um dos alunos presidiários de Frankie. Isso porque ela tinha relação uma vez por ano com Robert. Quando o boy não gosta da fruta não adianta insistir né querida?! Ela é danada ela! (e eu aqui no auge dos meus 28 anos e não pego nem refriado, #ajudaluciano).

Uma coisa que me chamou MUITA atenção é que o primeiro romance da Grace foi com um antigo conhecido que ela encontrou por acaso quando estava em um “encontro as escuras” através de aplicativos de paquera (olha aí sua chance vó! hahaha). Eles tiveram uma sintonia, tinham uma história, ele estava louco com ela e queria construir algo com ela, passar o final da vida juntos mas ela desistiu dele. Ela simplesmente falou: ME DESCULPE, VOCÊ É MARAVILHOSO, MAS ISSO NÃO É O SUFICIENTE. EU ESTIVE PRESA EM UM CASAMENTO FALIDO POR 40 ANOS, EU ACHO QUE EU MEREÇO VIVER ALGO INCRÍVEL. E você hein mana? quantas chances você já deu para esse boçal que tá do seu lado? Uma mulher de 70 anos teve coragem de dizer não para um relacionamento que ela não achava ser o bastante. E olha que o cara era legal. Para com esse medo de estar sozinha. Não tem como a pessoa certa aparecer se o lugar estiver sempre ocupado.

3- Vibrador, lubrificador e negócios

Outra abordagem mega interessante na série é que Frankie desenvolve um lubrificante a base de inhame porque afinal, mesmo que a sexualidade ainda exista a lubrificação já é outra história e a empresa de Grace e sua filha passa a produzi-lo. Mais tarde Grace e Frankie resolvem desenvolver um vibrador ergonomicamente adequado para mulheres mais velhas (E É UM SUCESSO)! Mana confesso que foi um tapa na minha cara porque eu sempre fui meio preconceituosa com sexualidade na terceira idade, eu já me imaginava uma velhinha fazendo tricô. hahaha Obrigada Grace e Frankie ❤ e obrigada também por me encorajar a ter um vibrador, se até as vovós usam e é o maior sucesso porque diabos eu ainda to me privando desse instrumento do prazer pessoal? FUI…. Ps: Alô sexy shops, faço testes! hahahahaha

Uma sacada sensacional da série foi o momento da divulgação do vibrador, em que a empresa de Marketing queria colocar as duas na caixa porém absurdamente retocadas de photoshop o que as deixou ANOS mais jovens, dizendo que a “velhice” não vende e que quando as pessoas pensam em prazer e sexualidade não pensam em “velhinhas” mesmo que o produto seja para esse público. Porém as duas seguiram seu desejo inicial de desenvolver um produto para ajudar mulheres COMO elas e que por isso, era essa imagem que deveriam passar.

 parágrafo-em-que-fala-sobre-os-vibradores                         Gracie-and-Frankie-4-800x533

4- Como uma relação infeliz pode moldar sua essência

Uma coisa que ficou muito clara para mim foi como a Grace mudou depois do fim do casamento com Robert. Ela se tornou uma mulher bem menos rígida, muito mais alegre, amorosa, e preocupada com as outras pessoas e não apenas com a aparência. Claro que sua essência de mulher chique, mais racional e meio ríspida permanece, mas as mudanças nela são gritantes. O mesmo não ocorre com Frankie que passou pela mesma situação que ela. A grande diferença é que diferente de Grace, Frankie era feliz no seu casamento, ela e Sol eram muito amigos, muito amorosos e muito preocupados um com outro. Mesmo depois de estar com o Robert, Sol diz a Frankie que ela é sua alma gêmea. E eu realmente acredito que era mesmo. Eles eram almas gêmeas, só que infelizmente ela veio no corpo de uma mulher heterossexual e ele no corpo de um homem homossexual, o amor e sintonia de almas gêmeas vai além da questão carnal. Pelo menos é o que eu acredito. rs

5- Relacionamento com diferença de idade

O último relacionamento de Grace é com um homem mais jovem. Eu acredito que ele devia ter entre 55 e 60 e ela 70. E novamente é impressionante, como eu já falei quando resenhei o filme “20 anos mais jovem” que infelizmente está só no instagram, como a insegurança é por parte da mulher. Nem Baltazar e nem Nick estavam incomodados com a diferença de idade nem em namorar uma mulher mais velha, o incomodo é por parte das mulheres. Ambas inseguras principalmente com sua aparência. Grace também insegura com os sinais da idade no seu corpo como: Cabelo maios ralo, dores nos joelhos e nas costas. Mas quantos homens você vê com essa mesma insegurança? Sempre desfilando mulheres mais jovens por aí? É muita castração que enfiam na nossa cabeça.

6- Sororidade

Definitivamente o ponto mais importante e inspirador da série é a amizade incrível que nasce entre Grace e Frankie. Elas que achavam se odiar encontram uma na outra o suporte para seguir em frente. É tão bonito ver a preocupação de uma com o bem estar da outra a ponto de cada uma aceitar ir morar em um asilo porque achava que a outra precisava de atenção especial e não a deixaria ir morar lá sozinha. As cenas de amor fraterno entre as duas são realmente inspiradoras e mostram a importância da amizade em qualquer idade, as vezes mais importante do que os filhos, do que o marido (que pode inclusive decidir ir morar com outro homem), do que viver um novo amor. Para mim ficou claro que ambas já escolheram com quem desejam passar o resto dos seus últimos anos. Uma com  a outra. Independente de novos amores, de filhos, de netos.  Pode ser que a série me surpreenda nas próximas temporadas, mas eu acho que não.

         grace-and-frankie_0

7- Bônus

De acordo com o site MdeMulher, a série é assinada pela mesma criadora da nossa amada FRIENDS. Marta Kauffman, é a cocriadora de ambas as séries! Em “Friends” ela tinha David Crane como parceiro criativo e em “Grace and Frankie” divide os créditos com Howard J. Morris. E atenção! na 4ª temporada advinha quem ganha um persoagem super amado? A nossa ainda mais amada, única, querida e inesquecível Phoebe de Friends!! ❤ ❤ ❤

Definitivamente essa é uma série que vai te fazer dá boas gargalhadas, enxergar a terceira idade de outra forma, e se aos 30 já nos bate aquela sensação de : “Cara, o que eu fiz com a minha vida? preciso viver, aproveitar, estar perto de quem eu amo”, imagina aos 70? Se algo não te faz feliz, comece a mudar hoje, se o tempo voou nos primeiros 30 anos, também vai voar pelos próximos 30.

Beijos queridas!

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s