Fim da Quaresma- Gratidão

Hoje eu estou aqui para agradecer. E não se engane achando “Ai que linda, que menina grata. ” Porque a verdade é que eu não sou uma pessoa grata. Eu costumava dizer que eu era/sou uma pessoa insatisfeita. Eu cobro muito de mim, das pessoas, da vida, e isso me mantém em um estado de constante insatisfação com a minha situação atual, com a forma como a minha vida está no momento. E isso é sempre. Então eu estou sempre vivendo no futuro, pensando “quando eu tiver isso” ou “quando a minha vida for assim”. É aquela questão do: “Você se lembra quando você rezava para ter a vida que você tem hoje”? Não, eu não lembro. Porque minha mente está sempre agarrada ao que eu não tenho. Só que hoje, com a busca pelo autoconhecimento, pelo estado de consciência, pela prática do yoga eu percebi que a insatisfação na verdade é uma nuance da ingratidão. Não que as pessoas que são gratas elas não queiram mais da vida, das pessoas das relações, delas mesmas, não é que elas sejam acomodadas, é que elas aprendem a apreciar e desfrutar do que elas têm no momento. Desejar SER mais, e se se for do desejo delas, TER mais também, mas ser feliz com o que elas têm no momento, com o seu estado atual. Uma coisa não deve anular a outra. Quando você percebe e assume isso, talvez fique mais fácil de mudar.

Hoje a gente finaliza a quaresma e como eu havia falado aqui anteriormente eu me propus algumas “penitências” ou alguns “sacrifícios” no intuito de aumentar o meu estado de consciência e conseguir atingir um objetivo maior que é parar de fumar. Então eu abri mão da carne, da bebida, das festas e pratiquei yoga todos os dias, nem que fosse por 10 minutos. Com relação a carne, estudos comprovam que especialmente a carne vermelha pode ser uma inimiga na batalha contra o fumo, se você é fumante vale a pena ler um pouco a respeito.

E é engraçado porque quando eu me propus passar por esse período eu não tinha me ligado que o final dele se daria no domingo de páscoa que celebra exatamente a festa da vida. A Páscoa é um período para AGRADECER, no caso agradecer a Jesus pelo sacrifício e também para pensar em todos os nossos atos e renovar os votos perante a Deus para sermos cada vez melhores e dignos desse ato tão nobre para nos LIBERTAR e nos dar a vida. E eu acho que nada poderia ser hoje, mais verdadeiro para mim do que o sentimento de renascimento e libertação. (Mas eu gostaria de deixar claro que eu não sigo a crença, eu acredito apenas na intenção que envolve a crença, enfim). Só eu sei o quanto foi torturante e frustrante as inúmeras tentativas que eu tive de parar de fumar desde que eu iniciei essa busca pela mulher que eu quero me tornar, por me conhecer melhor e me cuidar mais. Todos os surtos de raiva em que eu fumei vários cigarros repetidamente e depois joguei o maço fora. Todos os cigarros que eu piquei na privada, todas madrugadas que eu desci no bar em frente ao prédio para comprar um cigarro, porque eu não tinha mais maço em casa, todas as mensagens pós balada que eu mandava para algumas amigas com “depressão pós balada” que eu ficava com ressaca de cigarro e me sentindo horrível comigo mesma por ter fracassado e exagerado novamente. O fedor, a dor de cabeça. É horrível, só quem já passou por isso que sabe.

Não são todas as pessoas que passam por isso, eu tenho amigos que gostam de fumar, que não tem essas “depressões”, que não sentem vontade de parar de fumar. Mas o meu corpo ele não estava aceitando mais porque não era condizente com a limpeza que eu estava fazendo. Foi o mesmo que aconteceu com a carne, é quase uma “expulsão”. E isso ficou ainda mais forte quando eu iniciei o Yoga. No estado de consciência eu expulsava o negativo, as toxinas e depois de forma inconsciente e impulsiva eu me “poluía” novamente. Então a minha mente sofria com isso. E eu tentava compensar tomando um detox, indo fazer atividade física. Mas chega um momento que você é obrigado a tratar a causa, só limpar a feriada não é mais suficiente. Hoje eu completo 40 dias sem carne e 60 dias sem cigarro.

E essa postura da foto que é uma das posições mais bonitas para abrir o coração, que é a do camelo. Ela fornece expansão física por meio do peito e dos ombros. O coração flutua em direção ao céu de uma forma que realmente oferece a mais pura forma de gratidão. que é tudo que eu posso sentir hoje, por ter feito do sofrimento e da crise, daquela noite de insônia uma busca incansável por mim mesma, um mergulho profundo na tentativa de me salvar. Quando eu olho como expectadora o que eu vejo é que eu estava na margem assistindo a mim mesma se afogar, em desespero, sem ao menos conseguir respirar e nem subir a superfície, e iniciar esse blog foi a primeira tentativa de emergir, foi quando eu consegui pela primeira vez colocar a cabeça para fora da água e gritar e chamar a atenção de mim mesma, que estava relaxando tranquila nas margens. E eu finalmente pude me ver afogando, e eu mergulhei atrás de mim mesma, para me salvar. -Faz sentido para você? Um dia talvez faça. E então eu falei: -Ainda não garota. O seu lugar é ali, naquele campo verde e florido, em um estado de plenitude e felicidade.

E eu não tenho outra pessoa a agradecer a não ser aquela mulher na margem, aquela mulher que é a visão do que eu quero ser pelos próximos anos, aquela mulher que pulou na água com a certeza de que a mudança era possível e que no seu tempo o campo florido seria o nosso lar. Realmente o Yoga é um chamado para aqueles que estão precisando e principalmente para aqueles que estão abertos a ouvir. Por isso hoje, eu abro o meu peito e elevo o meu coração ao céu. Grata.

 

Sites Consultados:

https://www.vix.com/pt/bdm/saude/um-alimento-esta-fazendo-fracassar-sua-tentativa-de-parar-de-fumar-entenda-qual

https://www.eusemfronteiras.com.br/pratique-o-yoga-posicoes-para-gratidao/

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s